A vegetação brasileira
Planejamento para disciplina de Geografia – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
Planejamento para disciplina de Geografia – 5º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Vegetação
Ano de ensino: 5º ano
Tema: A vegetação brasileira...
Conteúdo: Vegetação
Ano de ensino: 5º ano
Tema: A vegetação brasileira...
Objetivo:
Compreender como é a vegetação do Brasil.
Compreender como é a vegetação do Brasil.
Material:
Caderno, lápis e borracha.
Caderno, lápis e borracha.
Metodologia: Apresentar o mapa da vegetação do país. Explicar que esse mapa representa as diferentes coberturas vegetais, que recobriam o território brasileiro antes da transformação desse espaço pelos diferentes grupos sociais que o ocuparam e o organizaram.
Mostrar imagens de diferentes paisagens vegetais do Brasil, como:
Analise o mapa e responda em seu caderno:
a) Qual o título do mapa?
b) Que tipo de informação ele nos fornece?
c) Em que situações percebemos que o homem alterou o meio ambiente?
d) Nas imagens, você consegue perceber ação do homem?
b) Que tipo de informação ele nos fornece?
c) Em que situações percebemos que o homem alterou o meio ambiente?
d) Nas imagens, você consegue perceber ação do homem?
Discussão e registro das conclusões em folha:
A relação entre o homem e a natureza nem sempre é boa, pois a ocupação e o aproveitamento do espaço resultam, muitas vezes, em prejuízos para a natureza e problemas para os próprios moradores. Observe as imagens e discuta com seus colegas e professor.
Avaliação:
1) Elabore um texto sobre as paisagens vegetais que são encontradas no Brasil. Seu texto deve abordar em cada imagem: O que é? Onde são encontradas? Qual a utilidade de cada espaço?
2) Observe e analise as imagens abaixo.
3) Agora responda:
a) Que problemas as imagens retratam?
b) Esses problemas podem trazer prejuízos aos moradores dessa região? Quais?
c) Você conhece outros tipos de problemas que os seres humanos causam à natureza? Quais?
d) Proponha algumas soluções para esses maus-tratos contra a natureza e para a despoluição dos rios.
a) Que problemas as imagens retratam?
b) Esses problemas podem trazer prejuízos aos moradores dessa região? Quais?
c) Você conhece outros tipos de problemas que os seres humanos causam à natureza? Quais?
d) Proponha algumas soluções para esses maus-tratos contra a natureza e para a despoluição dos rios.
cadê as imagens ?
ResponderExcluir