domingo, 21 de setembro de 2014

Plano de Aula Matemática- 4 ano Ensino Fundamental I: Contextualizando Adições!

Planejamento para disciplina de Matemática – 4º Ano do Ensino Fundamental I. 

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Adição 
Ano de ensino: 4º ano
Tema: Agora vou somar...
Objetivo: 
Compreender e aplicar a adição de diferentes maneiras, nas situações-problema.
Material: 
Lápis, caderno ou folhas para fazer as anotações.
Imagine a situação: num galpão há trinta e duas sacas de feijão. Está chegando um carregamento com outras seis sacas. Seria lento e trabalhoso juntar todas as sacas e contá-las uma a uma. Como evitar isso? A adição é a resposta. A operação de juntar duas ou mais quantidades é chamada adição.
Resolver um problema de matemática nada mais é que representar em linguagem matemática uma situação cotidiana. Proponha a resolução deste problema no quadro:
Cida trabalha numa fábrica de doces. Ela faz pacotes de balas, colocando em cada pacote as seguintes quantias:
10 balas de morango
8 balas de abacaxi
12 balas de laranja
8 balas de limão
Quantas balas há, no total, em cada pacote?

Juntando as balas, em cada pacote, temos 38 balas.
Em linguagem matemática, escrevemos isso como: 10 + 8 + 12 + 8 = 38.
(Use o material dourado para representar)

Metodologia:
Organizar a turma em quatro grupos e disponibilizar alguns problemas para cada grupo resolver, com diferente grau de dificuldade. No momento da discussão, intervir, passando pelos grupos para auxiliar e observar as formas e cálculos que estão sendo feitos, e as estratégias utilizadas para chegar à resposta correta.
Avaliação:
Depois de realizar as atividades, discutir com os alunos sobre as estratégias que utilizaram e colocar os procedimentos discutidos no quadro. Peça às crianças que anotem no caderno as formas que usaram para chegar aos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário